Entre os 5 maiores produtores agrícolas do Brasil, 2 são da região; Tangará é 84º

De acordo com levantamento divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que combina as informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com as da Produção Agrícola Municipal (PAM), entre os cinco maiores produtores do agronegócio brasileiro, dois são da região: Sapezal e Campo Novo do Parecis.

Sapezal figura como o 2º maior do país, atrás apenas de Sorriso (MT). Campo Novo do Parecis aparece na 4ª posição, um pouco atrás de São Desidério (BA).

Outro município da região que aparece em destaque é Diamantino, 13º maior produtor do país. Nova Mutum é 11º, Lucas do Rio Verde é 18º, Campos de Júlio é 19º e Brasnorte é 36º.

Tangará da Serra aparece na 84ª posição no ranking nacional.

Os dados usam como referência o ano de 2016 e destaca os municípios que figuram na lista dos 100 maiores produtores do agronegócio brasileiro que, segundo o levantamento, cresceram, em média, 9,81% entre 2014 e 2016.

Segundo o Mapa, esses municípios respondem por 7,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do País e por 27,5% do Valor Bruto da Produção (VBP Lavouras).