Índios Paresi plantam 10 mil hectares de soja, 3,5 de milho e 4,5 de feijão
Às vésperas do Natal, a comunidade indígena Paresi-Haliti, integrada por aproximadamente 2.500 índios, que habitam a região de Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis, encerrou o plantio de 3,5 mil hectares de milho, que se somam a 10 mil hectares de soja e 4,5 mil hectares de feijão que foram plantados anteriormente.
As terras, propícias à agricultura, são cultivadas pelos próprios indígenas, que utilizam maquinários de última geração e o sistema de plantio direto para realizar seus trabalhos. Anteriormente, eram feitas parcerias com produtores rurais. Agora, esse trabalho é desenvolvido por conta própria.
As reservas, que possuem 1,5 milhão de hectares de área, quase toda preservada, dedica 1,7% do total à agricultura, o que seus integrantes veem como uma solução para gerar renda para a comunidade, com várias famílias sendo beneficiadas.
O portal Notícias Agrícolas entrevistou o presidente da cooperativa Coopihanama, Ronaldo Kozozemaiake, sobre o plantio na reserva e também a sobre autonomia dos indígenas e a esperança que isso traz não só para os Paresi, mas para todos os povos brasileiros originais.
O jornalista João Batista Olivi, que acompanha a questão indígena há mais de 45 anos, se emocionou bastante durante a entrevista e considerou este um momento importante para todo o país, já que é uma forma de romper os obstáculos que existem entre os indígenas e a agricultura.
Assista ao vídeo completo clicando aqui.