ÍNDIA MORRE NA UPA DE BARRA E EXAME DE CORONAVÍRUS É FEITO, CONFIRMA SECRETÁRIA.

Uma indígena morreu nesta segunda, 23, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barra do Garças, após dar entrada na unidade com sintomas compatíveis do coronavírus (Covid-19).
Diante da situação, foi coletado exame e remetido ao Lacen, laboratório do Estado, para investigar a suspeita. A confirmação foi dada pela secretária de Saúde do município, Clênia Monteiro. “Foi mandado para análise”.
Perguntada sobre o diagnóstico inicial, a secretária ressalta que prefere aguardar e “crer que não será um caso de coronavírus”. Clênia ressalta ainda que todos os protocolos estão sendo seguidos pela cidade.
Outra índia, que deu entrada na unidade junto com a mulher que faleceu. Ela segue internada, mas, segundo a secretária, com sintomas de tuberculose. As duas são da etinia Xavante.
Por nota, a secretaria de Saúde, confirma o caso e diz que se vai se pronunciar mediante resultado do exame feito pelo Lacen. A nota revela que a outra indígena também fez coleta para testar Covid-19 e que segue isolada, seguindo protocolo do ministério da saúde. “As pacientes foram medicadas e, no final da tarde, uma delas, veio a óbito. Amostras foram coletadas e enviadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen), em Cuiabá”.
Veja íntegra da nota:
A Secretaria de Saúde de Barra do Garças informa que duas pacientes foram internadas nesta segunda (23), na Unidade de Pronto Atendimento de Barra do Garças (upa) com sintomas de gripe e seguindo o protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde, elas foram encaminhadas para a área de isolamento por medida de segurança diante dos casos do novo coronavírus registrados no país.
As pacientes foram medicadas e, no final da tarde, uma delas, veio a óbito. Amostras foram coletadas e enviadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen), em Cuiabá.
Uma das pacientes, preliminarmente, foi diagnosticada com quadro de tuberculose, porém, os casos estão sendo investigados para um diagnóstico mais preciso. Seria, neste momento, prematuro qualquer afirmação se tratar de um caso de coronavírus, pois, somente o resultado oficial emitido pelo Lacen, pode se confirmar a testagem positiva ou negativa.
Diante disso, a Secretaria de Saúde se reserva no direito de emitir um laudo oficial somente após o resultado do Laboratório.
Secretaria Municipal de Saúde
Fonte: Diário da Serra
Facebook Notice for EU!
You need to login to view and post FB Comments!