Diário da Serra lança 6º livro de série que conta história dos pioneiros de Tangará

Foi lançado na manhã deste sábado, 1º de dezembro, o sexto fascículo do Projeto Memória, que traz uma série de livros com coletâneas de histórias de pioneiros de Tangará da Serra publicadas no Diário da Serra.

O lançamento ocorreu no hall do Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho e contou com a presença dos três escritores das histórias publicadas no livro, Rosi Oliveira, Rodney Garcia e Iolanda Garcia, dos coordenadores do projeto, a jornalista Fabíola Tormes, do diretor geral do Diário da Serra Mano Reski, do vice-prefeito, Renato Gouveia, do presidente do Sicredi, Geraldo Wrobel e dos parentes dos pioneiros homenageados.

“Um povo sem memória é um povo sem história. E um povo sem história está fadado a cometer, no presente e no futuro, os mesmos erros do passado”, são palavras da historiadora brasileira Emília Viotti da Costa que retratam a importância e a necessidade de resgate e preservação da memória dos nossos pioneiros, que chegaram a Tangará da Serra nas primeiras décadas da segunda metade do século passado, trazendo na bagagem sonhos e muita vontade de trabalhar.

O sexto fascículo do Projeto Memória traz relatos que contam a história de 22 pioneiros do município, alguns já falecidos e que emprestam seus nomes a locais públicos de Tangará da Serra, como é o caso da goiana Cecília Maria Barcellos, que mudou-se para cá em 1971 e hoje dá nome à escola municipal do Jardim Atlântida; e Domingos Parente de Sá Barreto, um pernambucano que mudou-se com a família para Tangará em 1978.

O livro conta também histórias com as memórias vivas de personagens como seu Zé Dentista (José Pereira de Souza), pai do ex-prefeito José Pereira Filho, o Zé Pequeno, que chegou a Tangará em 1968; e de José Trettel, o seu Juca Trettel, dono do Arroz Tio Juca, que desembarcou em Tangará em 1975.

O livro está à venda na sede do Diário da Serra, localizada na Avenida Tancredo Neves, em frente ao Fórum de Tangará da Serra.

Homenageados:

Alvadi Monticelli, Antônio Ferreira de Andrade, Cecília Maria de Barcellos, Claudio Aparecido Paro, Domingos Parente de Sá Barreto, Francisco José Mendonça, João José Rodrigues, José Raimundo de Almeida, Lucas Gabriel Frare Ayres, Sivaldo José Gonçalves Ferreira, Algenor José da Silva, Eurípedes de Freita, Izolina Maria Oliveira, João Soares Damacena, Nelci Damacena, Jorge Simão da Costa, José Pereira de Souza, José Trettel, Maria Lenice Lima de Freitas, Messias Francisco dos Santos, Odete Luiza Ferraz Ribeiro e Olinda Soares dos Santos.