Programadora de apenas dez anos já chama atenção do Google.
Programadora de apenas dez anos já chama atenção do Google e da Microsoft.

Garota começou a programar aos seis e já tem sua própria empresaSamaira Mehta na sede do Google no Vale do Silício, Califórnia. (Samaira Mehta/Acervo pessoal/Reprodução)
São Paulo – Há dois anos, a americana Samaira Mehta criou seu primeiro jogode tabuleiro, chamado CoderBunnyz, para ensinar outras crianças a programar. A empresa de mesmo nome, da qual Mehta é CEO, ganhou reconhecimento nacional e a levou a palestrar em várias conferências no Vale do Silício. A história já seria inspiradora o bastante até aí, porém um único detalhe é capaz de tornar a trajetória de Mehta surpreendente: ela tem apenas dez anos e começou a programar aos seis.
O fato chamou atenção no Vale do Silício e atraiu diversas empresas interessadas em impulsionar a vida profissional de Mehta. A menina ganhou prêmios, estrelou comerciais para inspirar crianças e passou a vender seus jogos na Amazon.
“Vendemos mil caixas, mais de 35 mil dólares (cerca de 130 mil reais, em conversão direta), e só estão no mercado há um ano”, disse Mehta em entrevista ao site Business Insider.
Colecionando conquistas
Desde que se tornou conhecida, Mehta usa o jogo para conduzir workshops de programação para crianças em idade escolar, e também criou uma iniciativa chamada “Sim, 1 bilhão de crianças podem programar”, que permite que pessoas doem caixas de seu jogo para escolas. No início do ano escolar de 2018, 106 escolas estavam usando o CoderBunnyz para ensinar tecnologia aos alunos e mais 2 mil crianças já foram ajudadas por Mehta em seus workshops.